quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Porque é assim....

Hoje quando estava na baixa, vi uma situação de "rusga".
PSP com o SEF, como alguns de voces sabem eu pertenço a algumas ong's, sou por isso muitas vezes apontada ( no mau sentido ) como defensora de tudo e todos ... bla bla bla e por isso é que isto esta como "está"..bla bla bla .
Para mim, isto "está" como está porque a justiça não é feita, justiça para todos e por todos!
Não gostei do que vi, não foi justo, não foi sério e o mais grave para mim, é que ninguem quer saber.
O que aconteceu foi uma operação de identificação de documentos aos estrangeiros, mesmo em frente á famosa "ginginha", para quem naõ sabe , mesmo ao lado do Rossio.
A policia fechou mais ou menos a zona, e só pediu aos pretos que por ali estavam ( são geralmente africanos) a identificaçao, dois que não tinham documentos foram levados para a esquadra. ( tratados com uns modos menos proprios)
A injustiça para mim é que, sei que as romenas que por ali andam todos os dias, roubam descaradamente tudo e todos , e a policia (psp) quando tem que levar as ditas á esquadra, tem ordens para telefonar ao sef a dizer quem elas são, e pasmem-se! o sef, quase sempre manda a psp, as mandar para casa !!
Ou seja , se forem romenas, podem roubar , mas se forem de um qualquer pais nao europeu, vão á esquadra se não tiverem documentos .
Eu sei que todos temos que estar legalizados e bla bla bla , mas caramba ....será isto justo?
Para mim não.
Até porque o facto de as meninas referidas (desculpem mas não sou perfeita e estas gajas irritam-me ) serem da comunidade europeia não é desculpa para o sef e a psp cumprirem esta ordem ; porque se for um frances, ingles etc que roube, responde perante isso.
Aqui o que se passa segundo sei é que ha muita gente romena para repatriar e a Romenia não esta a pagar as passagens a Portugal, por isso Portugal acha que a melhor maneira de resolver a questao é esta .
Eu, acho que não !
Mas quem sou eu ??

6 comentários:

Unknown disse...

Cara vizinha:~Quem paga as passagens de retorno ao país de origem é o estado português através do SEF e não os próprios países, como disse.
O que se passa é que sendo a Roménia um país da CE os seus nacionais são tratados como se fossem tugas (+/-)...
De resto, é como toda a gente sabe, os ladrões são apanhados e, quase imediatamente, soltos. É a justiça que temos, pensada (ou imaginada...) e legislada pelos políticos que temos. O resto são «peanuts».
Cumprimentos

Xuxi disse...

OK AS ROMENAS NAO SAO ROMENAS SAO CIGANAS....OK? NAO HA MTA GENTE ROMENA PARA REPATRIAR HA MTOS CIGANOS ROMENOS ...E EXISTE UMA DIFERENCA OK? OS ROMNOS [PER SE SAO UM POVO HONRADO E TRABALHADOR OK?
PORRA, MAS NINGUEM ENTENDE ISTO?

cris disse...

Em resposta a xuxidiva, nao e preciso gritar que eu nao sou surda!
E, se souber ler portugues percebe que eu me referi a certas romenas, esta muito bem explicado !
Nao vejo as romenas como todas iguais, assim como nao vejo como um Todo; pretos , brancos, ingleses, portugueses, cristaos, muculmanos, socialistas, comunistas, etc etc etc etc etc etc etc ....
Nao disse em parte nenhuma que eram toas iguais.

sergio disse...

Este é um tema que me interessa muito por razões pessoais pois sou casada com uma ucraniana e estou bem dentro das misturas e confusões que se fazem com os povos de leste. Essas romenas/os são de facto ciganos que existem em grande quantidade na Roménia e que invadem todos os países da Europa comunitária mas também a Ucrânia e para mim são parasitas que fazem da mendicidade modo de vida. Uma vez para testar uma destas gajas ofereci-lhe trabalho e ela imediatamente fingiu não perceber e fugiu.
Infelizmente ainda ouço muitos portugueses burgessos sem o mínimo de conhecimento da geografia mundial, com comentários do tipo: "agora vêm para aqui estes kosovares (haverá cá algum?) e croatas (haverá cá algum?)" para se referirem aos ucranianos, romenos, bielorrussos e moldavos para referir as maiores comunidades. Estes mesmos buregessos têm todos familiares em França, Suíça, Alemanha, UK, USA, etc...e não os ouço dizer: "os meus familiares foram para lá roubar os trabalhos dos locais..." e "foram para lá viver à custa de subsídios". A falta de cultura, burrice, ignorância e tacanhez que afecta este país é inesgotável!
Lembram-se das reportagens sobre os cidadãos de Leste com cursos superiores que trabalhavam nas limpezas e outros trabalhos considerados inferiores? Hoje em dia as coisas mudaram muito pois esses mesmos que conseguiram equivalencias estão hoje em bons trabalhos e os que não conseguiram já foram embora para outros paises quem vive cá actualmente com esses trabalhos são pessoas das aldeias sem formação, tal e qual como quase todos os nossos imigrantes pelo mundo (salvo uma parte da nova geração).

Xuxi disse...

cara Cris: nem reparei que tinha o caps ligado, escusamos de ser tao sensiveis sim? desculpe la mas denotei uma clara xenofobia neste post. Por romenas toma-se o todo pela parte no seu post ok? nao esta especificamente underlined a palavra ciganas, e isso e mto diferente...alias estou muito pelo comentario do sergio, aqui onde estou tb ha mto tuga para repatriar, os ilegais, e nem sao ciganos...ve la...

Anónimo disse...

A ultima vez que vi , quem nasce na Romenia e romeno ! Ninguem disse que eram ciganos que estavam a roubar , algumas pessoas e que partiram desse principio ... afinal que e que e xenofono ?
Quer sejas branco , preto , verde , cor-de-rosa as pintinhas azuis ... se roubas vais para a prisao . Se fores estrageiro es repatriado para o teu pais . ass: McKay